4 formas de usar o ChatGPT no seu negócio
- Bado mkt
- 10 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de jun. de 2023

Ferramenta é capaz de responder perguntas, criar textos e resolver questões e traz oportunidades para pequenas empresas
Lançado no fim de 2022, o ChatGPT já se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. A inteligência artificial que funciona por um chatbot – robô que responde interações por texto, em formato de conversa virtual – foi desenvolvida pela empresa americana OpenAI.
O ChatGPT é capaz não apenas de responder perguntas, mas também de criar textos e resolver questões propostas pelos usuários.
Para Cristina Araújo, analista de inovação e finanças do Sebrae Nacional, a ferramenta se apresenta como uma oportunidade para os empreendedores, apesar das polêmicas discussões sobre se o seu uso pode substituir profissões humanas.
"O ChatGPT pode ajudar o empreendedor que já está no mercado e também aquele que ainda quer começar a empreender, porque é um recurso capaz de realizar diversas tarefas, escrevendo textos por meio da programação. Pelas consultas, que são simples, ele traz uma gama de possibilidades", afirma a especialista.
Pensando em como a inteligência artificial pode ser usada para impulsionar empreendedores, listamos 4 formas de usar o ChatGPT no seu negócio. Confira.
1. Relacionamento com o cliente
Fazem parte do relacionamento com o cliente as interações simpáticas e motivantes, como mensagens positivas em datas especiais. Em nosso teste, pedimos que o ChatGPT criasse uma mensagem de Páscoa para os consumidores.

ChatGPT pode ser usado para criar interações com clientes — Foto: Reprodução/ChatGPT
"Esse exemplo é super aplicável e mostra como a tecnologia pode ser usada para gerar mensagens de datas comemorativas. Essa ferramenta gera frases prontas em detalhes, mas em linguagem muito simples, o que é interessante para a interação do empreendedor com o cliente", analisa Araújo.
Em outra situação, o cliente pode criticar seu estabelecimento em uma avaliação pública, por exemplo. Neste teste com o chatbot, pedimos que ele criasse uma resposta educada para um feedback negativo.

Inteligência artificial pode ser utilizada para lidar com problemas com clientes — Foto: Reprodução/ChatGPT
"Essas respostas que a ferramenta dá podem reduzir custos operacionais do pequeno negócio, de contratar um sistema ou uma ferramenta", diz a especialista, citando que ainda é possível usar o ChatGPT de forma gratuita, apesar de já haver uma versão paga da IA.
2. Marketing e descrição de produtos
Por ser bom em criar textos a partir de informações fornecidas pelo usuário, o ChatGPT pode gerar anúncios interessantes. A Bado6 pediu que o robô criasse duas descrições de produtos: uma de croppeds para o Carnaval e outra de um iPhone.

Robô pode produzir textos de divulgação de produtos — Foto: Reprodução/ChatGPT

Tecnologia pode criar descrições de produtos — Foto: Reprodução/ChatGPT
A especialista avalia que os textos gerados são interessantes, mas que é preciso revisá-los antes de usá-los em seu negócio. "Na criação do ChatGPT, a OpenAI treinou o programa com 45 terabytes de textos feitos até 2021.
É bom lembrar, então, que as respostas geradas são feitas com dados de até dois anos atrás", afirma. "Para gerar uma boa resposta é preciso que a pergunta seja boa: objetiva e com as palavras-chave ligadas ao tema desejado", diz Araújo.
3. Processos internos
A analista do Sebrae afirma, ainda, que a inteligência artificial pode ser usada em processos internos das empresas, facilitando algumas funções.
"Um profissional de compras, por exemplo, pode usar o ChatGPT para defender a aquisição de determinado equipamento, gerando um texto que organiza suas ideias a partir de dados colocados no chat", exemplifica.
4. Análise de dados
Segundo Araújo, o ChatGPT também pode ajudar o empreendedor a obter uma análise de dados sobre suas vendas, criando insights para ações futuras de sua marca ou serviço.
"Com os dados de comportamento do seu cliente, é possível usar a IA para entender melhor as necessidades dele. A ferramenta pode dar uma análise de dados de maneira organizada, em formato de texto, para que você tome uma decisão estratégica, para ofertar novos atendimentos ou vendas", expressa ela.
Um exemplo hipotético seria de uma loja de acessórios que percebeu que, em janeiro, 90% de suas clientes foram mulheres que compraram tiaras de Carnaval. "Nesse caso, seria possível escrever no chat algo como: 'O que posso oferecer para minhas clientes mulheres que compram tiaras na maioria das vezes em janeiro?'", sugere a especialista.
Por Letícia Sé
Ótimo conteúdo! O Chat GPT é uma ferramenta revolucionária. Parabéns pelo artigo informativo! 👏✨